Home Ambiente ‘A nossa luta é todo o dia…”

‘A nossa luta é todo o dia…”

por Mafalda Gomes

Realizou-se hoje a terceira greve climática em Portugal. Como no resto do mundo, em muitas cidades portuguesas muitos jovens aderiram à greve, mas desta vez com o apoio de outros sectores da sociedade. 

“Eu vim porque já não nos resta muito tempo” afirma uma manifestante na marcha de Lisboa. É este o mote, não há ‘planeta B’ e já não há muito tempo para salvar o ambiente.  

Grande parte da comunidade científica alerta para esta realidade. A mobilização da sociedade civil continua a constringir a acção desmedida dos governos nacionais, que para muitos ignora esta urgência climática. É por isso que um dos objectivo das greves é declarar emergência climática. “É preciso que as pessoas que governam o mundo saibam que isto não é só uma brincadeira, e que são as nossas vidas tão em jogo, e a deles também” afirma a manifestante.  

Em oposição às primeiras greves, que reuniram maioritariamente jovens, desta vez a greve tentou juntar mais gerações, apesar de maior parte dos manifestantes continuarem a ser jovens.  

O futuro é de todos, mas está em risco “por isso do que vale discutir mil e uma coisas, se a nossa casa se está a tornar inabitável?”, pergunta uma manifestante.  

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.