Home Direitos e Deveres Há política de concorrência desleal na Polónia, o que cá não há!

Há política de concorrência desleal na Polónia, o que cá não há!

por Joffre Justino

A Jerónimo Martins grupo empresarial da distribuição, confirmou hoje que a sua subsidiária na Polónia foi notificada pelo regulador da concorrência polaco, da abertura de um processo por suspeitas de práticas comerciais ilegais, na relação com fornecedores de fruta e vegetais, o que como sabemos, por cá os da Distribuição praticam impunemente…

“A pedido expresso da CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] e no seguimento do comunicado publicado pelo UOKiK (Autoridade Polaca da Concorrência e Proteção do Consumidor), a Jerónimo Martins SGPS, S.A. vem, por este meio, confirmar que a sua subsidiária Jerónimo Martins Polska S.A. foi notificada pela referida autoridade relativamente à abertura de um processo com vista a apurar se há abuso de poder negocial com fornecedores de frutas e legumes”, refere a empresa portuguesa num comunicado ao mercado danfo-nos o prazer de poder dizer, cá se fazem cá se vai pagando!

A Jerónimo Martins garante que, no âmbito do processo, irá “responder e esclarecer qualquer questão no prazo devido … Não obstante, estamos convictos que, nas relações que mantemos com os nossos fornecedores (comummente de longo prazo), cumprimos a lei e seguimos as boas práticas em vigor no mercado”, lê-se no comunicado remetido à CMVM o que é sabidamente risivel dadas as manifestações que provam tal prática também por cá..

Só que por cá manda quem manda e não quem deve, só que na Polónia o regulador, citado pela agência financeira Bloomberg, afirma que a empresa arrisca uma multa equivalente a 3% do volume de negócios anual.

E claro o regulador, UOKiK, avança com as suspeitas de abuso de posição dominante da Biedronka na sua relação com os fornecedores relativamente a práticas de descontos pouco claras para o regulador…. e lá vai havendo justiça neste mundo!  

Joffre Justino

Imagem destaque: lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.