Home Cidadania Festival Internacional de Cinema Queer em Lisboa

Festival Internacional de Cinema Queer em Lisboa

por Mafalda Gomes

Até ao dia 28 de Setembro o Festival Internacional de Cinema Queer em Lisboa. É a vigésima terceira edição deste festival que reúne projectos cinematográficos, de todo o mundo, que envolvem temas LGBTI+.

O Queer Lisboa nasceu em 1997, e é o festival de cinema mais antigo da cidade. A pertinência em mostrar filmes produzidos sobre as questões LGBTI+, relaciona-se com a contínua reflexão sociopolítica dos momentos que esta comunidade atravessa. Através do passado e do presente, a seleção do Queer Lisboa de longas-metragens, curtas-metragens, e documentários, caracteriza muitas das problemáticas identitárias, sociais, económicas, políticas e culturais.

Devido ao clima político do país, e a relação instável estado – comunidade, as produções brasileiras têm algum destaque nesta edição do festival. Exemplo disso foi o filme reproduzido na abertura: Indianara, um documentário de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, sobre a activista transgénero brasileira Indianara Siqueira.

Outros exemplos são ‘Sócrates’ de Alexandre Moratto, ‘Ilha’ de Ary Rosa e Glenda Nicácio, ‘Sol Alegria’ de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, ‘Negrum3’ de Diego Paulino e ‘Greta’ de Armando Praça. Estas duas últimas produções, perderam esta semana o apoio da instituição federal de cinema à exibição dos filmes em Portugal. É um sinal do desinvestimento do governo brasileiro da cultura que incluí a diferença.

O Queer Lisboa continua até ao dia 28 de Setembro, e para além do cinema, propõe worskshops, debates, exposições e instalações artísticas.

Mafalda Gomes

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.