Home Saúde Os autotestes de VIH/Sida

Os autotestes de VIH/Sida

por Joffre Justino

Trata- se de algo prevista na lei desde outubro de 2018, mas sem significado até agora por ter existido pouco interesse da indústria farmacêutica e por faltar uma circular conjunta de cinco entidades do Ministério da Saúde dirigida à rede nacional de farmácias e aos serviços de saúde que receberão os doentes.

Mas agora as farmácias já poderão encomendar e começar a vender os testes de autodiagnóstico (ou autotestes) da infeção VIH/SIDA.

Na verdade surgiu agora uma empresa interessada em vender os autotestes do VIH o vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA e a circular que faltava também foi emitida na sexta-feira e ela prevê a informação a dar, nas farmácias, às pessoas interessadas em fazer o autodiagnóstico, nomeadamente como confirmar um resultado positivo e o que fazer se esse resultado positivo ocorrer, sendo encaminhadas para um hospital.

A informação tem de ser muito clara para que os doentes saibam o que fazer depois de terem o resultado e assim se o resultado for positivo o utente deve contactar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) que fará o aconselhamento e encaminhará para um hospital para repetir o teste e, se se confirmar o resultado positivo, passar a ser seguido no Serviço Nacional de Saúde.

Segundo o Governo o objetivo da medida é aumentar o rastreio da população portuguesa, recordando que “Portugal apresenta ainda uma das mais elevadas incidências de infeção VIH na Europa”.

Nardia M

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.