Home Opinião Torcidas organizadas a favor e contra as florestas

Torcidas organizadas a favor e contra as florestas

por Silvio Reis

Em um campo de futebol foram plantadas quase 300 árvores para gerar reflexão sobre o rumo das mudanças climáticas e o desmatamento. A instalação reforçou os questionamentos da Greve Mundial pelo Clima, em 20.09, e continua aberta ao público.

For Forest é a maior instalação de arte pública já realizada na Áustria, segundo o site de arquitetura ArchDaily. O estádio de futebol austríaco Wörthersee, em Klagenfurt, , é o cenário para a obra  The Unending Attraction of Nature, que  mostra o recorte de uma floresta nativa da Europa Central. Poderia ser espécies de qualquer outro país, ameaçadas por mudanças climáticas, desmatamento e queimadas.

O espaço foi projetado para receber um público de até 30 mil pessoas. Em tese, os visitantes pertencem a torcidas organizadas a favor da floresta. Pelo mundo todo, não faltam torcedores a favor da derrubada e extinção de árvores. Um dos projetos do presidente Bolsonaro é substituir a floresta amazônica por obras e grandes empreendimentos.  

Em outubro, depois do encerramento da instalação, a floresta em exposição será transferida para um espaço próximo do estádio de futebol. As árvores continuarão vivas. Algumas pesam até seis toneladas.

O autor do projeto é o curador suíço Klaus Littmann, que se inspirou em desenhos do artistas e arquiteto austríaco Max Peintner.

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.