Home História Tutankamon

Tutankamon

por Joffre Justino

Tutankamon é a referencia faraónica mais conhecida a nivel mundial, e o seu sarcófago é a atração mais visitada das exposições francesas.

Zahi Hawass, arqueólogo egipcio, confirmou que provas de ADN revelaram uma informação  interessante sobrea morte do faraó Tutankamón, e em 2020 se poderá dar a conhecer  de quê e como, morreu o Faraó 

La exposição do  corpo de Tutankamón actualmente en París, já superou os recordes de visitantes entre as exposições  culturais francesas, com 1 milhão  e meio de visitantes.

O arqueólogo informou em conferencia de imprensa detalhes sobre a família do Faraó, dando a conhecer que o pai foi o Rei Akhenaton e que  a múmia  da madre se encontra no mesmo túmulo da avó  do Faraó.

O investigador revelou que Tutankamón sofreu de deficiente circulação sanguínea que não chegava  de forma adequada aos seus pés e que tinha  uma deformação conhecida como pés chatos e teve malária.

Tutankamón teve de assumir o trono sendo quase  um menino não teve muitos éxitos pois o seu tempo coincidiu com uma era próspera no Egipto e começou a declinar com o ascenso do  Faraó Akhenaton e o seu novo culto religioso.

Com o descobrimento do túmulo do  Rei Dourado em 1922, a comunidade internacional renovó o interesse do público pelo Antigo Egipto. O descobrimento do seu túmulo, quase  intacto, foi  fundamental para a compreensão da historia e cultura egipcias.

Antonio Sousa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.