Home Artes “Na pele dela”

“Na pele dela”

por Mafalda Gomes

Estreou hoje “Na pele dela”, um projecto fotográfico, que estará exposto no “Todos Playground” dia 13, e 19 a 22 de Setembro. 

São 16 homens, conhecidos do público, que pousam para Maria Lopes e Mário César, em papéis associados a mulheres. É uma forma de combater a opressão de género, que continua a restringir as características psíquicas e físicas de homens e mulheres. 

Pode ler-se na descrição da exposição “Desde cedo se normalizou a ideia de que só existem duas identidades, masculina e feminina, variando ao longo dos séculos e culturas o papel que cada uma destas identidades desempenhava.” Esta ideologia no contexto europeu é influenciada pela cultura judaico-cristã, em que a mulher foi criada a partir da costela do homem, para o auxiliar. Foi-lhe associado o conceito de “segundo sexo”, por ser considerada inferior ao homem. Esta ideia ainda é vigente nas normas que guiam a nossa sociedade actualmente. 

Albano Jerónimo, Carlão, Hélio Morais, Igor Ribeiro, Paulo Furtado e Tomás Wallenstein são algumas das figuras públicas fotografadas, que são maioritariamente do círculo artístico. A depilação, a maquilhagem, a costura, as saias, são alguns dos símbolos culturalmente construídos em torna da identidade feminina, e estas fotografias visam a sua desconstrução, colocando o homem nesse lugar.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.