Home Globalização Uma guerra nuclear à vista ?

Uma guerra nuclear à vista ?

por Joffre Justino

Vivemos, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta quinta-feira, 12, que vivemos um risco de guerra nuclear, pois “A situação relacionada com a estabilidade estratégica continua a piorar . Infelizmente, é um fato, um fato que não pode ser discutido. Os riscos também estão a  aumentar  […] há o risco de uma guerra nuclear, mesmo que não haja a intenção de iniciar um conflito nuclear”, afirmou Ryabkov.  

E em face desse risco de uma guerra nuclear a  Rússia tem alertado que os Estados Unidos estão colocando em risco a segurança mundial ao se retirar de acordos estratégicos ou se recusar a assiná-lo já que assim o planeta fics sem qualquer documento que regule os armamentos nucleares.   

O vice-ministro russo afirmou ainda que Washington parece estar a evitar trabalhar com Moscovo  no novo tratado de redução de armas, o START.   “As ações dos nossos colegas do Ocidente estão- se a tornar cada vez mais emocionais, às vezes, muito agressivas”, acentuou.

Ryabkov mostro-se  preocupado com a preparação norte-americana de testes nucleares.  “Estamos preocupados com a situação em torno do Tratado de Interdição Completa de Provas Nucleares. Após apresentar acusações injustas de violação do acordo, os EUA estão a  trabalhar para manter os seus campos de testes prontos para uma retoma de testes.”  

O Tratado de Redução de Armas Estratégicas, também conhecido como Novo START, foi assinado entre a Rússia e os EUA em abril de 2010, e impõe limites à quantidade de armas nucleares utilizadas por ambos os países, sendo que este acordo deve expirar em 2021. ainda que também  possa ser prorrogado até 2026.

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.