Home Opinião Unimed recria cenário de favela brasileira para festejar

Unimed recria cenário de favela brasileira para festejar

por Silvio Reis

“É revoltante que as pessoas não tenham o mínimo de bom senso e empatia ao fazer da vida da maioria da população motivo para chacota”, disse a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) sobre a festa promovida pela empresa de planos de saúde Unimed, que recriou cenários de favela para fazer uma festa.

Foi uma confraternização entre médicos e cooperados na unidade de São José do Rio Preto (interior de São Paulo), em 06.09. Com o tema “País das Maravilhas”, na favela recriada teve churrasco na laje, fiação solta de ligação clandestina, roupas penduradas em varal, pia cheia de louças e garçom negro servindo a “alta sociedade”.

O vídeo da festa, divulgado no Instagram, teve comentários de uma assessora: “É churrasquinho na laje, mostra lá.” A deputada Sâmia acrescentou: “É um deboche à vida nas favelas e nas periferias”.

Este ano, reportagens da Vaja Jato no Intercept revelaram que a Unimed foi uma das maiores patrocinadoras de palestradas do procurador Deltan Dallagnol, da Operação Lava Jato.

A recriação da empresa de planos de saúde lembrou eventos turísticos promovidos pela Fazenda Santa Eufrásia (Vassoura, interior do Rio de Janeiro), em 2016. Convidados podiam se vestir com roupas de época e serem servidos por negras escravas. Uma das proprietárias da fazenda turística se fazia de sinhá para receber turistas.

Elizabeth Dolson, herdeira da fazenda, vestida de sinhá. Foto: Igor Alecsander

Imagem destaque: Cenários recriados de uma favela pela Unimed

Silvio Reis, jornalista brasileiro  

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.