Home CPLP PM DE SÃO TOMÉ RECEBIDO PELO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO

PM DE SÃO TOMÉ RECEBIDO PELO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO

por Joffre Justino

O Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, defendeu na sexta feira, em Luanda, a necessidade do reforço das relações de cooperação entre Angola e o seu pais, e cumprimentou o Chefe de Estado angolano pelos “bons ofícios” na busca por soluções pacíficas de diferendos na sub-região.

Numa visita oficial  de trabalho a Angola, Jorge Bom Jesus foi recebido ontem, no Palácio Presidencial, pelo Presidente

da República, João Lourenço, e trataram  da manutenção e reforço das relações de cooperação.

Assim uma das suas razões da visita a Angola é a necessidade do reforço das relações de cooperação. Falando à imprensa, no termo do encontro, o governante são-tomense referiu a necessidade de concertação política e diplomática relativamente aos grandes

dossiers mundiais, buscando um alinhamento sobre as questões climáticas, a reforma das Nações Unidas, mas também a nível sub-regional.

“Pertencemos a esta comunidade da CEEAC. Por isso, temos passos em comum. Viemos aqui para reforçar e conversar relativamente a estes grandes dossiers, mas também, a nível económico, onde existem, entre os dois países, interesses comuns relativamente a vários aspectos, com realce para a explo- ração petrolífera em São Tomé e Príncipe”, disse.

Relativamente à exploração petrolífera na Zona Económica Exclusiva, falou, sem entrar em detalhes, do papel da Sonangol que par- ticipa em alguns blocos.

Jorge Bom Jesus aproveitou a ocasião para felicitar o Presidente João Lourenço, pelo trabalho de bons ofícios que Angola tem prestado no sentido da prevenção de conflitos e a preservação da paz na sub-região. 

“Queremos encorajar Angola a continuar nesta senda e que conte com São Tomé e Príncipe, uma vez que está situada numa posição geoestratégica importante, na entrada do Golfo da Guiné”, disse o Primeiro-Ministro

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.