Home BREXIT O Brexit em crise ou abre crise?

O Brexit em crise ou abre crise?

por Joffre Justino

Boris Johnson, avisou hoje que vai terminar “imediatamente” a livre circulação de pessoas da União Europeia, se em face de um ‘Brexit’ sem acordo, a 31 de outubro, “A livre circulação que existe atualmente vai terminar a 31 de outubro, quando o Reino Unido sair da UE. Por exemplo, vamos introduzir imediatamente regras mais rigorosas em matérias criminais para as pessoas que entram no Reino Unido”.

A mesma fonte adiantou que o governo conservador pretende introduzir um sistema de pontos, similar ao implantado pela Austrália para controlar a imigração.

Estamos perante um endurecimento da posição na negociação da ex-primeira-ministra Theresa May com a UE, previa-se um “período de transição” de dois anos, que permitia viagens em trabalho ou para estudar de cidadãos europeus para o Reino Unido, mesmo em caso de saída sem acordo mas esse arranjo foi chumbado pelo Parlamento britânico e, a menos que outro arranjo seja alcançado, o país sai da UE sem acordo, a 31 de outubro.

Entretanto no início de Agosto, Boris Johnson anunciou um plano para emitir vistos acelerados de forma a atrair os “melhores cérebros” e permitir que o Reino Unido “continue a ser uma superpotência científica” depois da saída e prometeu também proteger os direitos dos cidadãos europeus estabelecidos no país, mesmo no caso de uma saída sem acordo.

Acentue-se que Boris Johnson, rejeitou hoje a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para escassez de alimentos e outros bens no caso de um ‘Brexit’ sem acordo o que porá em causa esse mesmo Brexit, sendo certo que haverá um impato negativo também na UE

Por tal, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, pelo seu lado prometeu que a sua formação fará “tudo o que seja necessário” para evitar uma saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo.

Antonio Sousa 

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.