Home Ambiente Riscos com radiação ultravioleta deixam ministro ao sol sem chapeu !

Riscos com radiação ultravioleta deixam ministro ao sol sem chapeu !

por Nardia M

O ministro do Ambiente em vez de se preocupar com o facto do território de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentarem hoje um risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), atuando pedagogicamente junto dos cidadaos  em ferias decidiu ameaçar os motoristas em greve! 

Ora os dados do instituto, dizem que a situação é grave em especial nos distritos de Évora e Beja que sao de risco mais alto, chegando ao nível 10, o segundo mais grave numa escala que vai de 1 a 11, sendo este último considerado “risco extremo” sendo que no resto do continente e também os arquipélagos dos Açores e Madeira estão hoje com níveis bastante elevados entre o 8 e o 9 

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Cumprimos o nosso pedagogico dever de informar o que o sr ministro do Ambiente deixou passar na sua pimba visao de achar que por causa do Turismo nao se alerta para os riscos ambientais ! 

Nardia M

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.