Home Direitos Humanos A História não se repete?

A História não se repete?

por Hélder Costa

E porque o Helder Costa é e será um dos Pensadores portugueses que mais respeitamos, ate por estar “fora da caixa” nada como publicarmos este seu Alerta!

A Historia nao se repete?

Confesso que não compreendo a insistência – intelectual, Académica, etc. – em se dizer que a História não se repete.Porque quando regressa em em farsa, porque há diferenças, porque o Mundo mudou…


Isto, apesar de a propaganda nazi ser cópia total dos gloriosos comícios Hitlerianos e de se orgulharem dos massacres , Noites de cristal e holocaustos, de se repetirem crimes em massa por toda a parte, com especial relevo nas ditas democracias Trumpianas e Bolsorianas…e não custa nada compreendermos que o nazismo se desenvolveu com todas as tácticas do “Ovo da serpente” ( Bergman, Visconti, etc.), que infiltrou todos os partidos democráticos e movimentos revolucionários, e que, pouco a pouco, usou violências e marginais, tatuagens, violações, as “manadas” humilhando as mulheres e criando o terror, normalmente impune.

E está a começar o “fascismo de bom tom e bom gosto” – imprensa intelectual, quadros universitários, congressos públicos e abertos…a História não se repete?

Nas Universidades Alemães os professores prémio Nobel aderiram ao Hitler ( excepto Einstein e mais uns dois ou três), Heidegger e outros filósofos estiveram ao serviço dessa gente…enfim, não percebo esse receio de afirmar que o Nazismo está a regressar em força.


E temos que assumir que eles só não regressam se nós lutarmos e denunciarmos que é a mesma gente dos anos 30/40 e das ditaduras genocidas da América Latina.

Helder Costa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.