Home África De novo a Paz no Sudão

De novo a Paz no Sudão

por Joffre Justino

Finalmente foi assinado o texto de Acordo pelo vicepresidente do Conselho  Militar de Transição, CMT, o general Mohamed Hamdan Dagalo também conhecido por  “Hemedti”, e o representante da oposição Ahmad Rabea a FLS 

Este Acordosubscrito  este domingo é um acordo de principios sobre a declaração constitucional, que delimitará os poderes durante o período de transição numa cerimonia em Cartum com a presença dos  mediadores de Etiopía e da União  Africana, UA. 

A rubrica final da Carta Magna terá  lugar no próximo 17 de agosto, anunciou durante o evento o mediador de la UA, Mohamed Hassan Labat.

“O acordo  de hoje confirma o triunfo da vontade nacional, pelo que não há  vencedores nem vencidos”, disse o vicepresidente do CMT. 

Também um dirigente da Frente de Libertação  do Sudão, FLS, Omar al Daqir, realçou que a assinatura da declaração marca un momento histórico e abre uma nova  página no Sudão.

O embaixador Mohamed Dreir, enviado especial de Etiopía para Sudão, disse que a assinatura  do documento  “demostrou ao mundo que os africanos podem  resolver os seus problemas por si , sem interferência externa”.

Joffre Justino

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.