Home África Moçambique, mais um esforço pela Paz! Um Novo Acordo de Paz !

Moçambique, mais um esforço pela Paz! Um Novo Acordo de Paz !

por Joffre Justino

O PR de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou hoje na Assembleia da República que assinará, na quinta-feira, o acordo de paz que porá fim às hostilidades militares com o líder da Renamo, Ossufo Momade, na serra da Gorongosa.

Filipe Nyusi disse que este acordo de quinta-feira prevê o fim formal dos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana, Renamo, principal partido da oposição na sequência de um diálogo ja antigo entre Filipe Nyusi com o falecido líder do principal partido da oposição Afonso Dhlakama, e depois com o atual presidente da Renamo, Ossufo Momade.

Por tal iniciou-se  na segunda-feira o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração do braço armado deste partido, também na Serra da Gorongosa, no centro do país.

Este é o terceiro acordo entre o Governo da Frente de Libertação de Moçambique, Frelimo e a Renamo, depois da assinatura do Acordo Geral de Paz de Roma de 1992 e o acordo de cessação das hostilidades militares em 2014, após uma nova vaga de confrontos entre as duas partes.

É com felicidade que saudamos esta iniciativa num pais de Lingua Portuguesa já alvo de atos terroristas externos com uma falsa base religiosa islâmica na verdade feito da ganância dos Recursos Naturais moçambicanos 

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.