Home América Latina Brasil: Intenção de Consumo das famílias Em Queda

Brasil: Intenção de Consumo das famílias Em Queda

por Antonio Sousa

No ultimo mês a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,7% na passagem de junho para julho deste ano e chegou a 89,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos e foi a quinta queda consecutiva do indicador.

A queda das sete componentes do ICF foi significativa com destaque para a perspectiva de consumo (3,2%) e o momento considerado adequado para a compra de bens duráveis (3,8%).

“A variação de 1,7% mostra, pela quinta vez, a queda do índice, mostrando uma relativa insatisfação das famílias com relação ao momento da economia, uma certa frustração em relação ao início do ano e mostrando também que elas se apresentam bastante cautelosas em relação aos gastos”, disse o pesquisador da CNC Antonio Everton.

No entanto comparando com julho de 2018, houve uma alta de 5,5% no indicador. Nesse tipo de comparação, os sete componentes tiveram alta, com destaque para o nível de consumo atual (10,8%), 

Assiste-se pois ao iniciar de um processo de descrença face ao ambiente socio económico no Brasil que aliado à tensão politico social tende a conduzir o pais para uma significativa crise mostrando o fracasso do modelo trump / bolsonaro 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.