Home América Latina As FARC denunciam os abusos direitistas, e assassinatos, da Direita que governa

As FARC denunciam os abusos direitistas, e assassinatos, da Direita que governa

por Joffre Justino

As  FARC hoje um partido legal  e as organizações sociais  colombianas, deram  a conhecer  a delegados do Conselho de Segurança da ONU, os muitos incumprimentos  do  governo na implementação do Acordos de Paz.

Na reunião havida  com os dirigentes da FARC e de organizações de Direitos Humanos, os representantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, ONU, conheceram este sábado as suas preocupações pelo extermínio de líderes sociais e a “desfinanciação” do processo de paz na  Colombia.

O partido FARC apresentou as  suas preocupações  aos delegados do Conselho de Segurança pelo assassinato sistemático de ex combatentes regressados na sequência  dos Acordos, e denunciou que o Executivo deslegitima  as funções  da Justiça Especial de Paz, JEP, enquanto que desfinancia a sua implementação.

“Uma das prioridades para avançar na reincorporação e que os ex-guerrilheiros tenham acesso à tierra (…) ratificamos o nosso  compromisso com  a paz na Colombia continuaremos a estar presentes comparecendo ante as  diferentes instancias do Sistema de Verdade, Justiça, Reparação, as vezes que sejam  requeridas”, assumiu o  presidente da FARC, Rodrigo Londoño. 

Os representantes internacionais escutaram os líderes sociais e as FARC do Espaço Territorial de Capacitação Reincorporação ETCR no municipio Caldono do departamento Cauca, e as principais denuncias são  os assassinatos de dirigentes indígenas por grupos paramilitares e face à negligencia das  instituições de segurança de Estado.

E da Missão da ONU na Colombia veio, .. 

@MisionONUCol

El presidente del Consejo de Seguridad de la @ONU_es Gustavo Meza-Cuadra @PeruEnLaONU en el ETCR en Caldono #Cauca, expresó a los asistentes que el objetivo de la visita es manifestar el respaldo al proceso de paz en Colombia  y a la @MisionONUCol

…na verdade, nada 

Nardia M.

Imagem destaque: 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.