Home Entretenimento 89 Hells Angels presos

89 Hells Angels presos

por Joffre Justino

89 motards do gang Hells Angels foram acusados por vários crimes, entre os quais associação criminosa, homicídio na forma tentada, ofensas à integridade física qualificada, tráfico de droga e posse ilegal de armas pelo ministério publico numa investigação cumprimentada pela Europol

O MImisterio Publico -considera as provas suficientemente fortes para os  levar a julgamento pois que nos últimos anos, concluíram os investigadores, usaram a violência e ameaças para impor, pelo medo, o seu domínio, entre as organizações de motards e entre os seguranças da noite financiando-se tambem com o tráfico de droga, bem como de casos de extorsão.

Estamos persmte 89 cidadaos de várias nacionalidades entre as quais a alemã, a sueca, a inglesa, a holandesa  e a romenasendo que num comunicado, a Procuradoria-Geral da República elenca todos os crimes que sustentam a acusação: associação criminosa, homicídio qualificado, na forma tentada, ofensa à integridade física qualificada, extorsão qualificada, dano qualificado com violência, roubo, tráfico de estupefacientes, detenção de armas e munições proibidas, bem como consumo de estupefacientes.

Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Segundo a PJ esta investigação e as dezenas de detenções terão sido “uma machadada na organização do grupo“, que estava a ser monitorizado há 17 anos, desde que se instalou em Portugal. 

O ponto alto da investigação ocorreu em março do ano passado, quando cerca de uma centena ‘motards’ do grupo “Hells Angels”, portugueses e alguns estrangeiros, planearam e executaram ainvasão de um restaurante no Prior Velho, concelho de Loures, para atacar o grupo Red&Gold / Bandidos, criado pelo radical de extrema-direita Mário Machado sendo que dos confrontos dentro do estabelecimento comercial, com facas, paus, barras de ferro e outros objetos, houve feridos graves, entre os quais um alemão dos Bandidos, que tinha vindo daquele país para apadrinhar o novo grupo.

O grupo Hells Angels existe em Portugal desde 2002 e, desde então, tem sido monitorizado pela polícia, com vários inquéritos na PJ, e pelos serviços de informações SIS

As conhecidas ligações à extrema-direita e aos skinheads de alguns elementos dos Hells Angels confirmados pela PJ, são aliás alvo de preocupação acrescida para as autoridades com  dois dos detidos a serem condenados no processo de homicídio do cabo-verdiano Alcindo Monteiro, em 1995, no Bairro Alto, caso em que também esteve envolvido Mário Machado. 

Tiago Palma, conhecido por “Martelos”, fez parte do grupo de Nuno Monteiro, outro dos detidos nesta megaoperação, que espancou violentamente vários negros nessa noite, um deles, Alcindo, até à morte.

Ambos foram condenados à pena mais pesada de prisão, de 18 anos de cadeia, juntamente com outros quatro arguidos. Tiago Palma por homicídio qualificado e nove crimes de ofensas corporais com dolo de perigo. Nuno Monteiro também foi condenado pelo assassinato e por seis crimes de ofensas corporais, também muito graves.

Antonio Sousa / Lusa/ varios

Imagem destaque : Lusa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.