Home Ciência e Tecnologias O isimplex

O isimplex

por Joffre Justino

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, veio defender hoje o ponto maior de Socrates ( e muito bem) que foi o programa de simplificação e modernização administrativa, o famoso Simplex, lançado há 13 anos.

Este programa teve o efeito de gerar maior exigência, referindo-se concretamente ao cartão do cidadão e ao documento único automóvel.

Mariana Vieira da Silva falava no encerramento da sessão de apresentação das 119 medidas incluídas no programa iSimplex 2019, onde por razões pessoais o primeiro-ministro, António Costa, não esteve presente tendo a ministra da Presidência elogiado o trabalho da sua antecessora na pasta, Maria Manuel Leitão Marques, bem como da ex-secretária de Estado da Modernização Administrativa Graça Fonseca (agora ministra da Cultura).

Teve a ministra de dar realce critico para as consequências do “desinvestimento nos serviços públicos” no passado – uma alusão indireta ao anterior Governo PSD/CDS-PP e de seguida falou então dos problemas registados ultimamente nos processos de renovação do cartão do cidadão, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, apresentando depois a resposta agora dada a esse problema.

“Procurámos debruçar-nos sobre os principais problemas existentes, como o atendimento em serviços públicos, filas de espera e dificuldades nos agendamentos. Não fugimos dos problemas. Vamos fazê-lo, por exemplo, propondo a renovação automática do cartão do cidadão, através do pagamento de uma referência no momento em que o cartão vai caducar”, disse a ministra 

“Estamos a falar de 3,8 milhões de pessoas até 2021. Vamos também lançar o balcão único do imigrante”, afirmou em seguida Mariana Vieira da Silva, dizendo que os imigrantes têm registado um aumento de 14% em Portugal e que, por desconhecimento dos serviços à sua disposição, têm uma relação difícil nos processos de resposta às exigências burocráticas.

Nardia M 

Imagem destaque : Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.