Home Cultura Morreu Mordillo

Morreu Mordillo

por Joffre Justino

Finou-se aos 86 anos o ilustrador e cartoonista Guillermo Mordillo, em Maiorca, informa-nos a EFE.

Mordillo morreu nesta noite de sábado, em consequência de uma indisposição, durante um jantava de família, na cidade de Palma Nova.

Filho de pais espanhóis, nasceu a 04 de agosto de 1932 na Argentina e dizia-se inspirado por Walt Disney e Buster Keaton amando o desenho e o futebol muito presente com animais nos seus desenhos e ilustracoes milhares delas sem qualquer frase ou palavra.

Trabalhou na Argentina, no Peru, e nos EUA, mas foi durante a sua estadia de 17 anos em Paris que atingiu fama internacional.

Estreou a sua atividade na revista Paris Matchem 1966e o nao dominio do francês, empurrou-o para o não uso de palavras nas tiras que desenhava, ficando essa  a sua marca.

A idade nao o impedia de Fontes se manter no ativo, e segundo a família estava a trabalhar em muitos “projetos interessantíssimos”.

Recebeu entre outros  o Prémio Phoenix de Humor (1973), o Prémio Yellow Kid (1974), o Prémio Nakanoki (1977), a Palma de Ouro de San Reno e o título de Cartoonista do Ano no salão internacional de Montreal.

Fez apenas três exposições: uma em Paris, uma em Barcelona e a última em Palma de Maiorca, em 1989, cujos fundos foram destinados ao tratamento de crianças autistas.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.