Home Globalização A globalização agiganta gigantes e trava a economia de mercado?

A globalização agiganta gigantes e trava a economia de mercado?

por Joffre Justino

Dois gigantes da indústria aeronáutica e de defesa norte-americanas Raytheon e United Technologies, anunciaram domingo. um acordo de fusão que visa criar um dos maiores grupos mundiais nestes setores, certamente em resposta à concorrência russo chinesa no setor. 

A fusão por troca de ações deverá estar concluída no primeiro semestre de 2020, indicaram os dois grupos num comunicado e a nova entidade tomará o nome Raytheon Technologies Corporation e gerirá um volume de negócios combinado de 74 mil milhões de dólares, uns 65 mil milhões de euros em 2019.

“O casamento da United Technologies e da Raytheon vai definir o futuro do setor aeroespacial e da defesa”, assegurou Gregory Hayes, patrão da United Technologies, que irá liderar o novo grupo sendo verdade que caminhando para o aero espacial e dados os pesados investimentos por ora esta fusão é central para um posicionamento americano no setor

Concluida a fusao a UTC controlará 57.% da nova organizacao e a Raytheon os restsntes 43 ficando Tom Kennedy, patrão da Rayheon, como presidente do conselho de administração.

Raytheon é o fabricante dos mísseis de defesa Patriot, celebrizados durante a primeira guerra do Golfo, e dos mísseis de cruzeiro Tomahawk, cujo lançamento durante a noite a partir de navios da Marinha norte-americana marcaram o início do segundo conflito na região  já a United Technologies fabrica os motores Pratt e Whitney, civis e militares, que equipam, nomeadamente, os aviões de combate F-35.

Paralelamente, a United Technologies vai completar, até ao primeiro semestre de 2020, a separação das suas atividades na área dos elevadores Otis e dos sistemas de refrigeração e climatização Carrier.

Como é óbvio o conflito americano / chinês / russo  está na raiz desta fusão que tem por detrás o poder do complexo militar nos EUA que nunca se preocupou muito com a livre concorrência e a economia de mercado estatistas que sempre foram.

JJ 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.