Home Opinião De novo a burrice de duas economias globais paralelas?

De novo a burrice de duas economias globais paralelas?

por Antonio Sousa

Já noticiamos e com prazer que uma empresa portuguesa vai passar por cima das trumpistas sanções para fazer com que a Huawei supere as mesmas.

Numa economia de mercado capitalista ou outra as sanções são um instrumento estupidamente irracional a merecer elas sim, a sanção moral de todos !

Ora neste maio, mais exemplos surgem do como as sanções econômicas sao geradoras somente de economias paralelas e disfuncionais entre si ( e ate em si).

Assim a Venezuela quadruplicou o fornecimento de petróleo e derivados a Cuba como resposta às sanções dos EUA e restrições às exportações para outros países, informou a S&P Global Platts citando documentos da empresa publica  venezuelana PDVSA.

Desta forma, desde o início de maio a PDVSA forneceu 1,4 milhão de barris de petróleo e produtos seus derivados à empresa cubana Cubametales, contra 355 mil barris em abril vendendo  646 mil barris de petróleo com desconto ao preço do Brent de US$ 9,6 por barril para entrega em 22-23 de maio, 200 mil barris de gasolina e 120 mil barris de nafta para entrega em 17-19 de maio, além de 450 mil barris de óleo combustível sulfuroso para entrega em 22-24 de maio.

Segundo o acordo entre os 2 países, a Venezuela fornece petróleo e derivados a Cuba em troca de bens e serviços passando por cima portanto do tenebroso 28 de janeiro, quando os EUA de Trump anunciaram a introdução de sanções contra a PDVSA, bloqueando os ativos e interesses da empresa em sua jurisdição no valor de 7 bilhões de dólares, bem como proibindo transações com eles. 

E se a Casa Branca trumpista estimava mais 11 bilhões de dólares em perdas em fornecimentos de petróleo que vá tirando o “cavalinho da chuva” porque mercados há muitos e o que está a fazer é somente fazer renascer duas economias antagónicas e a bloquear um maior mercado.

Foto de destaque: Visualhubt

AS

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.