Home Ambiente Não é com esta greve … mas antes ela…!

Não é com esta greve … mas antes ela…!

por Joffre Justino

…Que se protege o Ambiente, se melhoram as condições climáticas em que vivemos, mas está antes isto que nada, pois foram milhares os jovens que em Portugal aderiram a este movimento por uma greve em prol do Clima que sucedem em 119 países. 

Na verdade, em não poucas das 1600 cidades desses 119 países, esta greve é acompanhada antes e depois pela denuncia de quem polui e degrada em larga escala o ambiente, em denuncias concretas e não genéricas, o que dá outro relevo a este dia de luta!

Por cá, o protesto em Lisboa juntou pessoas de todas as idades: estudantes do ensino básico ao superior, crianças acompanhadas pelos pais e adultos e teve como destino a Assembleia da República.

Não vimos a denuncia do estado por exemplo, em que está o Tejo, poluído pela industria que faz o que lhe apetece, com o silencio do ministério do Ambiente. 

Milhares de jovens de mais de uma centena de países, incluindo meia centena de localidades de Portugal, fazem hoje greve às aulas para protestar contra a inação dos governos em relação às alterações climáticas só que por cá ninguém denuncia os que na sua atividade privada degradam o Ambiente até em larga escala.

Realizaram-se -se ações de jovens em mais de 1.600 cidades de 119 países e em Portugal devem realizar-se manifestações em pelo menos 48 locais, por todo o país.

A greve climática estudantil é inspirada na sueca Greta Thunberg, 16 anos, que no ano passado iniciou um boicote às aulas para exigir do parlamento da Suécia ações urgentes para travar as alterações climáticas, um protesto que rapidamente se replicou por todo o mundo.

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.