Home BREXIT May day May day May day …

May day May day May day …

por Joffre Justino

E lá aconteceu o que deveria ter acontecido ao tempo, a demissão da primeira-ministra britânica.

Theresa May, anunciou hoje que vai demitir-se da liderança do partido Conservador, impondo uma eleição interna cujo vencedor irá assumir a chefia do governo sendo a demissão da liderança concretizada  na sexta-feira, 07 de junho, para que a eleição comece na semana seguinte.

À porta da residência oficial, em Downing Street, a primeira-ministra disse que fez o possível para convencer os deputados a aprovar o acordo que negociou com Bruxelas para fazer o Reino Unido sair da União Europeia, mas que, “infelizmente”, não conseguiu demonstrando uma estranha teimosia que deixa o Reino Unido sem margem negocial.

“Tentei três vezes. Penso que fiz bem em persistir, mesmo quando as probabilidades de insucesso eram altas. Mas é claro agora para mim que é melhor para o país que um novo primeiro-ministro lidere esse processo”, disse sendo certo que se mantém em funções até que o partido tenha eleito um novo líder, o que não deverá acontecer até o final de julho

Numa primeira fase, os deputados candidatos a líder são sujeitos a uma série de votações dentro do grupo parlamentar até restarem apenas dois, e só depois é feita uma eleição geral com os votos dos militantes do partido num esgotante e tenso modelo de votação.

May já tinha prometido em março que iria sair, mas na altura pediu para “acabar o trabalho”, assumindo como missão implementar o resultado do referendo de 2016 que determinou o ‘Brexit’ so que a pressão sobre ele não parou de aumentar nos últimos dias, incluindo dentro do governo e de deputados até agora fiéis, devido à perspetiva de o acordo de saída da União Europeia (UE) ser chumbado no parlamento por uma quarta vez.

Cai assim sem ganhos nem glória para ninguem uma dama que não foi de ferro, ainda que se tenha esforçado para o ser e com o leader da oposicao o Trabalhista Corbyn a exigir eleições antecipadas enquanto que Juncker lava feito pilatos as mãos.

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.