Home Brasil Projeto brasileiro Favela-Bairro chega a Cabo Verde

Projeto brasileiro Favela-Bairro chega a Cabo Verde

por Silvio Reis

Depois de ter inspirado projetos de requalificação urbana na Colômbia, El Salvador, Guatemala e Venezuela, agora é a vez da África. A convite do governo de Cabo Verde, a arquitetura e o urbanismo do projeto Favela-Bairro serão implementados em Mindelo, centro urbano da Ilha de São Vicente.

O autor é o arquiteto e urbanista brasileiro Manoel Ribeiro, que iniciou o Favela-Bairro em 1995, no Rio de Janeiro. Inicialmente, o orçamento de R$ 8 milhões é para atender 15 favelas de porte médio. O investimento saltou para R$ 1 bilhão e beneficiou 155 comunidades.

Diferentemente das áreas de encosta das favelas cariocas, Manoel vai elaborar um projeto-piloto de urbanização em Mindelo, para assentamento em planícies e vales com muitas pedras. Atualmente, nessa comunidade, moradores escavam o solo e encaixam as casas. A moradia ganha conforto térmico, mas não representa segurança e qualidade de vida.

Manoel Ribeiro já foi consultor da Unesco em programas voltadas à Juventude. No Brasil, já desenvolveu  programas de recuperação urbanística e social no Amazonas (Manaus), Alagoas (Maceió), Bahia (Santa Cruz Cabrália). Além da cidade do Rio de Janeiro, atuou em Petrópolis.  

Imagem destaque: favela em Mindelo ganhará projeto de urbanização. Foto: Francisco Santos

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.