Home Ambiente HORA DO PLANETA 60+

HORA DO PLANETA 60+

por Teresa Pedro

PARTICIPAR ENTRE AS 20H30 E AS 21H30

Durante uma hora, este ano no dia 30 de março, esta iniciativa global ambiental criada pela World Wild Found For Nature (WWF) em 2007 com a designação “Hora do Planeta“, incentiva toda a sociedade (indivíduos, famílias, empresas, comunidades, e governos) a apagar as luzes durante uma hora, no mesmo horário numa atitude simples que manifesta a preocupação com o futuro do Planeta.

O símbolo da campanha é 60+ (alusivo aos 60 minutos) com o objetivo de alertar em como o nosso modo de vida interfere na biodiversidade, na mudança climática e em tantos outros impactos prejudiciais que causamos ao planeta.

60+ recorda-nos que todas as horas devem ser a Hora do Planeta para contribuir com um impacto positivo para a natureza.

CRIAR IMPACTO POSITIVO NO PLANETA

Individualmente, podemos de inúmeras formas reduzir o impacto ambiental (de acordo com o apelo da WWF para este ano), seja plantando uma árvore, seja reduzindo o uso do plástico, seja escolhendo uma dieta de menor emissão de CO2, seja reaproveitando a água.

São na verdade, muitas as possibilidades que todos juntos permitem o aliviar dos danos já causados e visíveis em inúmeros fenómenos climáticos no planeta. (1)

Instituições em todo o mundo, às 20h30 será a hora de desligar as luzes e de nos conectarmos com o planeta.

São inúmeros os exemplos e convites de adesão como o das Nações Unidas, que já anunciou que o assumirá à hora marcada na sua sede em Nova Iorque, nas suas agências e nos seus escritórios espalhados pelo mundo, honrando os sistemáticos apelos do seu Secretário Geral António Guterres como o datado de 28 de março de 2019.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10158166064407506&id=357493727505

De igual modo, contribuindo para que a “Hora do Planeta” tenha um impacto expressivo, muitas autarquias convidam os seus munícipes a aderirem, organizam atividades diversificadas ao longo do dia ou a partir das 20h30, manifestando claramente a sua adesão deixando às escuras os seus edifícios mais emblemáticos, como os da Câmara Municipal / Paços do Concelho, Bibliotecas, jardins, edifícios culturais, entre outros.

SABER MAIS SOBRE A HORA DO PLANETA

A iniciativa da WWF teve início em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

O evento mobiliza hoje milhões de pessoas a participar de um movimento pelo meio ambiente e pela #AçãoClimática. (2) (3)

Criada em março de 2007 em Sidney, a “Hora do Planeta”, é hoje, uma referência em jeito de celebração mundial que, em mais de uma década, envolve 188 países e territórios, mais de 8 000 cidades e vilas, 1 000 milhões de pessoas e foi já conseguido que 12 700 monumentos apagassem as luzes.

MUDAR DE HÁBITOS

É inquestionável a necessidade de alteração de hábitos, apesar do paradigma entre uma sociedade claramente consumista e a de contenção para o garante da sobrevivência do Planeta e consequentemente das gerações vindouras.

Cumpre à Humanidade não somente a responsabilidade de disseminar a importância de mudanças claras que sejam assumidas pelos responsáveis políticos ao mais alto nível, como ainda, responder de forma efetiva aos apelos dos mais jovens que recentemente se manifestaram a nível global para a proteção do Planeta através de uma greve, claramente apoiada pelas escolas, sede em que, há décadas se vem sensibilizando os estudantes para a gravidade da situação ambiental, medidas passíveis de serem implementadas no quotidiano e urgência no agir.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10157524652628690&id=7382473689

O Planeta clama.

A Humanidade sofre com as alterações climáticas e consequentes tragédias.

Os jovens apelam a medidas concretas.

A HORA DO PLANETA está marcada… 20h30…60+

Contamos consigo?

Teresa Pedro

_____

Notas:

(1) Saiba mais como aderir em #Connect2Earth no Instagram;

(2) Utilize #AçãoClimática #lightsout #horadoplaneta #ligateaoplaneta #Connect2Earth #earthhour #VoiceForThePlanet #bethechange”;

(3) Para saber mais, pode aceder a bit.ly/2V7CGSb

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.