Home Cultura Exposição “A Metade do Céu” de Pedro Cabrita Reis

Exposição “A Metade do Céu” de Pedro Cabrita Reis

por Joffre Justino

Cumprimentamos o curador da Exposição A Metade do Céu,  Pedro Cabrita Reis, peja “riqueza extraordinária” das obras de 60 mulheres artistas reunidas nesta exposição essenciais como contributo no debate “urgente” da condição da mulher na sociedade hodierna.

Cabrita Reis respondeu desta forma ao convite da Fundação Arpad Szenes – Maria Helena Vieira da Silva para criar uma exposição com o objetivo de festejar os 25 anos da abertura do museu que acolhe e divulga a obra do casal de artistas, em Lisboa dizendo “Foi-me dada toda a liberdade para escolher o que achasse oportuno”, disse o artista plástico, hoje à Lusa, sendo que a sua opção está relacionada com a “casa da Vieira da Silva, e o Ano Internacional da Mulher”.

A exposição – com peças em desenho, pintura, escultura, instalação, fotografia e o vídeo – será inaugurada na quinta-feira, às 18:30, e ficará patente até 23 de junho.

“Há uma atenção redobrada aos debates da condição da mulher na sociedade contemporânea, e pareceu-me oportuno fazer uma exposição estrita e exclusivamente baseada em artistas e obras de mulheres”, justificou o artista.

Foram selecionadas obras com um trajeto temporal que vem do Barroco, com Josefa de Óbidos, até à atualidade, usando também obras em acervo de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) que não são mostradas habitualmente.

“Este conjunto de 60 autoras tem na sua interação formal, conceptual, política, plástica e estética, uma riqueza extraordinária, e é, seguramente, um contributo muito particular, único, através das artes plásticas, ao debate que no momento é urgente e imperioso, parte de muitas plataformas diferentes e passa também pela Vieira da Silva”, sustentou o curador.

Paula Rego, Helena Almeida, Lourdes Castro, Menez e Graça Morais, Ana Hatherly, Adriana Molder, Filipa César, Ana Jotta, Joana Vasconcelos, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Graça Costa Cabral, Leonor Antunes, Sofia Areal e Clara Menéres são algumas das artistas representadas nesta mostra.

Foto de destaque: LUSA

JJ

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.