Home Direitos da Mulher Mulheres Socialistas divulgam Manifesto contra a violência e a desigualdade

Mulheres Socialistas divulgam Manifesto contra a violência e a desigualdade

por Joffre Justino

O Grupo de Mulheres Socialistas anunciou que vai participar nas manifestações que decorrerão em 13 cidades portuguesas a 8 de março (Dia Internacional da Mulher, e apelaram à mobilização contra a violência e a desigualdade.

“Este Movimento do Partido Socialista defende, num comunicado, que “se estabeleça um compromisso de todos e de todas com uma sociedade livre de discriminações e de violências de género” e saúda a manifestação convocada pela Rede 8 de Março que tem como base o Manifesto da Greve Feminista Internacional.

O referido manifesto, que já divulgámos, apela às “mulheres em todo o mundo” que se levantem em defesa dos seus direitos e se mobilizem contra a violência, a desigualdade e os preconceitos, convocando para a próxima sexta-feira uma “greve ao trabalho assalariado, ao trabalho doméstico e à prestação de cuidados, ao consumo de bens e serviços e greve estudantil”.

“E porque, como diz o manifesto, ‘juntas somos mais fortes’, em 8 de março celebramos a união entre as mulheres e mobilizamo-nos em sua defesa”, escrevem as Mulheres Socialistas (MS-ID) no comunicado, apelando a uma “presença massiva” nas manifestações convocadas para Albufeira, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Ponta Delgada (São Miguel), Viseu, Amarante, Vila Real, Évora, Fundão e Covilhã.

Independentemente da maior ou menor adesão a esta greve, o que parece inegável é que a mesma conseguiu já uma assinalável notoriedade em termos mediáticos s e, sobretudo, uma ampla unidade entre organizações e setores distintos da sociedade portuguesa. E isso configura uma clara vitória para a causa dos Direitos da Mulher e das reivindicações feministas que as Esquerdas não podem – e não devem – esquecer

RCR // SR

JJ

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.