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Respire Saudável e Viva melhor!

por Editor

A respiração é um dos aspetos mais importantes para o bem estar e a vida quotidiana de qualquer ser humano. Sendo algo que fazemos de forma inata, nem sempre estamos atentos à sua importância e do que a mesma faz em nós quando feita de forma correta e consciente.

O que quero vincar é que sendo o oxigénio crucial para que qualquer ser vivo sobreviva, importa compreender que o nosso cérebro precisa dele para que nada falhe em termos de funcoes vitais do nosso organismo.

Do ponto de vista biológico a função respiratória desempenha o seu papel de forma irrepreensível. No entanto, ao compreendermos que a tecnica da respiração pode influenciar o nosso desempenho fisico ou cognitivo, atraves da oxigenacao das celulas, podemos optar por conscientemente fazer alguns exercícios diários que nos possibilite diminuir a ansiedade e o stress, tal como promover pensamentos mais positivos.

Quando estamos num estado de stress elevado o cérebro produz determinadas substâncias químicas como o cortisol, que ao aumentar, provoca um défice de oxigénio no cérebro que por sua vez influencia de forma negativa os pensamentos e as tomadas de decisão. E quando isso acontece, nada como usar a técnica da respiração para combater o cortisol e procurar novos aliados, outros neurotransmissores mais amigos do bem estar e da satisfação.

Por isso nas sociedades orientais onde o conhecimento destas tecnicas estao mais enraizadas, as pessoas acabam por ter uma vida mais distendida e menos stressante e por consequência, trabalhando mais de forma preventiva na saúde na sua generalidade.

Para exercitar a sua respiracao de forma consciente, comece por encontrar um lugar calmo e tranquilo e deixe-se ficar sentado(a), observando os detalhes do que o(a) rodeia(a). Aproveite e tire o som do telemóvel de modo a ficar mais tranquilo.

De seguida, inspire profundamente, retenha o ar durante uns segundo e depois deite ca para fora todo o ar retido muito lentamente, observando em simultâneo o seu abdomen a contrair-se nesta movimento de expiração. Ao fazer esta respiração fique tambem atento(a) ao som que faz com o nariz ou com a boca. Oiça tambem todos os sons à sua volta e de uma forma algo contraditória tudo isso ira contribuir também para que este processo de respiração seja mais eficaz.

Repita o processo 10 vezes e sinta o seu corpo relaxar cada vez mais e mais.

“Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas.”

Augusto Cury

Veja como apenas este relaxamento é suficiente para que a sua ansiedade diminua e que comece a ficar mais tranquilo(a) e mais propenso(a) a ter pensamentos saudáveis. E se lhe for possível apanhe em simultâneo um pouco de sol 🌞 e beneficie também desse recurso natural e benéfico para a sua saúde.

À noite, deixo-lhe ainda a sugestão de ir para a cama mais cedo e aí também, sem o telemóvel próximo de si, fazer de novo este saudável exercício!

Heitor Fox

Neurocoach/Trainer
Hipnoterapeuta Clínico

1 comentário
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1 comentário

Sandra Pita Soares 3 Março, 2019 - 16:14

Muito bom! Parabéns pelo artigo.

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