Home Cidadania A nova maçonaria (GLSP – Grande Loja Soberana de Portugal)

A nova maçonaria (GLSP – Grande Loja Soberana de Portugal)

por Editor

Estivemos da inauguração do templo da Grande Loja Soberana de Portugal no dia 21, última 5ª feira e pudemos constatar e testemunhar os vários exemplos de iniciativas e atividades que fazem parte de uma atuação baseada em valores e princípios humanistas que esta nova maçonaria se propõe realizar.

João Pestana Dias, Grão Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal salienta a “…procura daquilo que nos une e não aquilo que nos divide”. Acrescenta ainda que esta obediência inspira-se em Portugal, como fonte de uma nova influência espiritual e mitológica e que acrescenta valor à Maçonaria de influência inglesa, francesa, escocesa e americana.

Tentando fugir um pouco ao secretismo, mas valorizando a discrição, a nova maçonaria portuguesa apresenta-se oficialmente à sociedade portuguesa e ao mundo, com um sentido de responsabilidade acrescido.

A Grande Loja Soberana de Portugal nasceu em 2018 e trata-se de uma nova obediência Maçónica regular. Moderna, progressista, diferente, a Nova Maçonaria decidiu cumprir um desígnio há muito aspirado por todos quantos se revêem nesta forma discreta e não secreta de contribuir para uma sociedade, mais justa, mais solidária e mais fraterna em Portugal, nos Países de Expressão Portuguesa e no Mundo.

Pretendem através do seu exemplo exercer uma liderança feita de ações concretas e que ajudem a tornar a sociedade um lugar melhor para todos. Como refere Abílio Silva, Vice-Grão Mestre, a GLSP defende “…uma maior intervenção maior na sociedade, a vários níveis… reforçando ainda “…dois pilares essenciais, o da solidariedade com algumas ações com sem-abrigos…” e o da formação/educação.

O Estrategizando recolheu algumas fotos que ilustram o ambiente na inauguração do Templo da GLSP em Lisboa, onde decorreu em simultâneo uma exposição de pintura do artista plástico Francisco Xicofran Fernandes (O Pintor do Jazz) e um momento musical protagonizado pelo ator e cantor Ricardo Carriço.

Veja AQUI a notícia da SIC Notícias acerca do evento.

Foto de destaque: GLSP

HJ

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.