Home África Portugal apoia agência noticiosa Inforpress em Cabo Verde

Portugal apoia agência noticiosa Inforpress em Cabo Verde

por Mário Alves

P

Numa decisão que honra Portugal e a CPLP, ficámos a saber e divulgamos que Portugal vai apoiar financeiramente a agência cabo-verdiana de notícias Inforpress na qualificação dos seus quadros técnicos, com base num protocolo homologado hoje e onde estará claro, o apoio da agência Lusa.

O protocolo homologado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiana, Abraão Vicente, e pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, que se encontra de vista ao país terá uma duração de 20 meses, eum mais que custo um investimento de 59.386 euros com o do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a garantir umfinanciamento de 32.579 euros.

Para Jaqueline Carvalho a gestora única da Inforpress, o protocolo hoje assinado vai permitir à agência cabo-verdiana de notícias implementar reformas que criem as bases para o seu reposicionamento estratégico, com uma abordagem voltada para a multimédia e um novo modelo de negócios direcionado para a comercialização de conteúdos e formação contínua dos colaboradores.

“Acreditamos que, para que o processo de reestruturação seja sustentável, a primeira aposta deverá ser no fortalecimento das competências internas”, afirmou a gestora, dizendo que este é um “momento único” para a Inforpress e destacando o apoio da agência Lusa, que irá ministrar as formações.

Jacqueline Carvalho salientou ainda que o protocolo vai ter um impacto transversal em todo o setor da comunicação social, tendo em conta o “papel central” que a agência desempenha no país.

Alias para além dos 46 colaboradores – 36 na redação e 10 na área administrativa – da Inforpress, os sete módulos de formação serão ainda destinados a 20 profissionais de outros órgãos de comunicação social cabo-verdiana.

Foto de destaque: LUSA

Antonio Sousa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.