Home Diplomacia Presença portuguesa nas tomadas de posse de Bolsonaro e Maduro: “jogo do empurra” entre o PR e o MNE ?

Presença portuguesa nas tomadas de posse de Bolsonaro e Maduro: “jogo do empurra” entre o PR e o MNE ?

por Joffre Justino

Depois da gaffe da ida do  PR, Marcelo Rebelo de Sousa, à tomada de posse de Bolsonaro, assim generalizadamente entendida até pelos media que lhe são afetos, vimos que no caso da ida à tomada de posse de Maduro o MNE empurrou a presença portuguesa para a União Europeia, numa atitude absurda de assunção de tomada de partido contra a Venezuela, onde vivem mais de 400 mil portugueses.

Confrontado com esta questão o PR respondeu assim, “Eu, nessas matérias, sigo aquilo que o Governo entende que é adequado. Há uma sintonia entre Governo e Presidente”, questionado que sobre a sua eventual presença na posse do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prevista para quinta-feira, acrescentou: “Portanto, o Governo há de tomar uma posição sobre essa matéria e comunicar ao Presidente”, uma fuga em frente pois que o MNE já empurrou a representação portuguesa para a UE.

Portanto a clivagem no seio do Centrão é ainda maior que tínhamos escrito em noticia anterior, o que permite questionar sobre o papel do filho do PR na decisão da ida deste à posse de Bolsonaro.

Mas na verdade a gravidade da situação é bem significativa aponta para opções anti Estado democrático no seio do MNE já que Maduro tem sido sistematicamente eleito nas ultimas 3 eleições havidas e por outro lado se agora o Estado português se  assume enquanto anti Maduro por este ser “esquerdista” porque será que não se assumiu anti Bolsonaro dadas as suas opções claramente fascistas? 

Do MNE não obtivemos qualquer resposta apesar das 4 tentativas telefónicas feitas, o que permite indiciar o incomodo que toda esta situação estará a gerar entre a Presidência e o MNE e certamente entre as diplomacias em geral ultraconservadoras deste luso MNE.

Foto de destaque: Visualhunt

Nardia M.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.