Home Brasil Brasil: Filho de poderoso, poderoso é

Brasil: Filho de poderoso, poderoso é

por Mário Alves

A levantar mais conflitualidade entre a nova presidência e a vice-presidência do país e a e escassos sete dias da sua entrada em funções , o governo de jair Bolsanaro acaba de nomear o ex-assessor empresarial da área de agronegócios do Banco do Brasil, Antonio Hamilton Rossell Mourão,  filho do vice-presidente Hamilton Mourão, para assessor especial da presidência do BB, que agora está sob a gestão de Rubem Novaes. A nova nomeação vai garantir ao filho do vice-presidente brasileiro um salário “marajá” (velho conceito muito usado durante a ditadura militar para designar os muito ricos “servidores do estado”) de cerca de 36 mil Reais ( 13 185 Euros) mensais.

Mourão filho vai assim integrar também o Programa de Alternativas para Executivos em Transição, PAET, que garante um bônus na saída para quem ocupou um cargo “politico” num banco por dois anos, pode chegar a R$ 2 milhões.

Esta indicação vai ao arrepio das promessas eleitorais e ainda da política de promoções do banco em causa pondo a nu o vazio concreto do discurso do presidente Jair Bolsonaro feito no  combate ao aparelhismo  estatatista e das empresas públicas.

“O BB possui métodos para promoção que vinha implantando a alguns anos, um processo que previa uma bolsa-executivo, além de critérios para promoção. Mesmo em cargos de indicação politica, como é o caso do filho do vice-presidente, cabe ainda um critério objetivo e claro do que simplesmente ser filho”, referiu odirigente executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionário do BB, João Fukunaga, realçando o escândalo de mais esta nomeação.

Estamos pois a assistir ao descabelado assalto do poder pela clique militar que apoia Bolsonaro ou é somente um “caso de família”? Esperemos para ver até onde correm as águas sujas do rio da corrupção brasileira.

Nardia M.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.