Home Nacional Forças Armadas portuguesas participaram em 40 missões internacionais em 2018

Forças Armadas portuguesas participaram em 40 missões internacionais em 2018

por Mário Alves

Em 2018, as Forças Armadas portuguesas participaram em 40 missões fora do território nacional, sob controlo operacional do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com 2.260 militares dos três ramos das Forças Armadas, 42 viaturas táticas, 9 navios e 9 aeronaves.

De notar que estão ainda em curso missões na República Centro-Africana, Iraque, Afeganistão, Kosovo, Somália, Mali, Roménia, Colômbia e São Tomé e Príncipe.

Estas missões decorrem sob égide da NATO, ou da ONU, ou da União Europeia, sendo também algumas missões de natureza bilateral e multilateral, representando o contributo de Portugal para a Paz, para a Segurança de populações indefesas e para a estabilidade internacional.

Já no território nacional, as Forças Armadas realizaram 7.920 missões com a participação de 41.810 militares, ou em apoio direto às populações e proteção dos seus bens, ou em situações de emergência civil, apoio esse que permitiu salvar 671 vidas humanas. 

Mas foram igualmente realizadas 6.048 missões de apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e no âmbito de protocolos de cooperação municipais, das quais, 920 foram apoios de engenharia, na sua maioria materializados pelo Exército, nos distritos de Aveiro, Leiria, Setúbal e Faro e 5.128 patrulhas de vigilância nas matas nacionais e perímetros florestais em 15 distritos do território, com empenhamento de militares da Marinha e do Exército.

Como sempre dissemos estes últimos deveriam ser o campo determinante das FFAA  pois a salvaguarda de Pessoas e Bens é elemento central da filosofia imanente a quaisquer FFAA.

Foto de destaque: emgfa.pt

Antonio Sousa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.