Home Artes O Dia Nacional da Morna e B.Leza

O Dia Nacional da Morna e B.Leza

por Joffre Justino

O Dia Nacional da Morna passa a ser a 3 de dezembro e o ministro da Cultura de Cabo Verde Abraão Vicente, na TSF falou sobre o género musical que é “a alma” daquele povo.

Para Abraão Vicente “Morna é morna” ê o género musical cabo-verdiano  “a alma” de Cabo Verde e recusa comparações com outros géneros músicas pois segundo ele “Os estudiosos recusam-se a dizer que é parecido com o fado, tem uma cadencia africana que nos afasta.”, esquecendo a raiz africana do fado nascido segundo não poucos do mix europeu afro vivido nas caravelas portuguesas.

E claro marca  as celebrações do primeiro Dia da Morna o lendário B.Leza tão cantado por exemplo no Centro Inter Cultura Cidade no bairro onde ele viveu anos a fio na rua Poço dos Negros com uma conferência “Pensar B.Leza e a Morna”, que acontece na Assembleia Nacional, dedicada ao músico, natural de Mindelo, que escrevia mornas a pedido.

“B Leza não é propriamente uma figura muito celebrada e estamos a trabalhar para devolvê-lo à luz pública, para resgatá-lo para os dias de hoje”.

 

Joffre Justino

 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.