Home Opinião Guerra com a Ucrânia de novo?

Guerra com a Ucrânia de novo?

por Joffre Justino

Segundo a agência Sputnik, o Serviço Federal de Segurança da Rússia, o FSB, denunciou no domingo passado que o incidente ocorrido no mar de Azov, ao norte do mar Negro, foi provocado por navios ucranianos que violaram as águas territoriais russas e uma vez que as embarcações ignoraram as ordens para parar, as forças russas tiveram de utilizar a força para defender o espaço destes invasores.

Os três navios ucranianos que participaram da ação, Berdyansk, Yanu Kapu e Nikopol, foram detidos, enquanto três marinheiros ficaram feridos. Mas todos receberam os devidos cuidados médicos e não correm riscos de vida.

“Há evidências irrefutáveis provando que Kiev estava preparando e encenando uma provocação envolvendo a Marinha da Ucrânia no mar Negro. Esses materiais serão liberados em breve”, disse o FSB em comunicado.

No início do dia, três navios da Marinha ucraniana, em violação dos artigos 19 e 21 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, cruzaram a fronteira marítima russa, entraram na área temporariamente fechada das águas territoriais russas e estavam se movendo do mar Negro em direção ao estreito de Kerch, de acordo com o FSB. 

Em comunicado o ministério das Relações Exteriores da Ucrânia exigiu uma resposta clara da comunidade internacional ao incidente, acusando Moscovo de uso de força sem desmentir a invasão das águas russas 

Fonte de destaque: LUSA

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.