Home Cidadania DIVERSIDADE NA SALA DE AULA

DIVERSIDADE NA SALA DE AULA

por Francelina Marques

Apesar de há uns anos para cá ter tido um ou outro aluno de outra nacionalidade que não a nossa, este ano letivo, tenho seis alunos com nacionalidades muito diversificadas: duas alunas chinesas, uma polaca, uma francesa, um argelino e um brasileiro.

São meninos que por uma razão ou por outra, tiveram que sair da sua terra natal, para acompanhar os pais.Uns vieram viver definitivamente para Portugal, outros temporariamente por questões profissionais ou outras.

Algumas das crianças, além da sua língua materna, falam também inglês, ou francês.

É claro que a sociedade não é estática, tem-se vindo a transformar ao longo dos anos.  Como tal, a educação também tem que mudar e tem que percorrer um longo caminho, quer a nível de cidadania, quer a nível de conteúdos programáticos, estes deviam ser modificados, de modo a serem aliciantes quer para alunos portugueses, quer para alunos estrangeiros.

 Muitos de nós, professores, também temos que aprender a lidar com a diversidade na sala de aula, não deixando que os alunos se desmotivem, de modo a baixar a sua auto estima.

Há que refletir sobre as práticas e ações metodológicas.  É nossa responsabilidade aprender para ensinar os alunos a respeitar as diferenças e fortalecer as relações humanas e sociais.

Na minha sala de aula há espírito de entreajuda, todos são prestáveis , protetores e ajudam-se mutuamente, quer nas tarefas , quer a nível de tradução.

Há muita camaradagem  felizmente.  Eu tento fazer o melhor que posso e sei para que as aulas sejam o menos enfadonhas possível e para que as crianças das outras nacionalidades, se sintam bem e que aprendam, quer o português, quer as outras matérias do seu interesse.

Este ano, tenho um grande desafio pela frente, que apesar de me dar muito trabalho, também me dá muito prazer.

 

Foto de destaque: milomingo on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Francelina Marques

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.