Iremos ter de aturar nova dose de Juncker? Não … mas…
E porque Michel Barnier no Twitter escreveu que “Decidi hoje não me candidatar à nomeação para principal candidato do PPE no Congresso do partido em Helsínquia”, a 07 e 08 de novembro, tudo indica que sim !
Ao que se diz nos meios uesinos Barnier era um dos nomes apontados na imprensa para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, apesar das negociações com o Reino Unido, cuja saída da UE está prevista para 29 de março de 2019, menos de dois meses antes das eleições europeias até porque há quatro anos, Barnier já fora um possível candidato à nomeação pelo PPE, mas o partido europeu do centro-direita acabou por escolher Juncker.
Barnier que afirma ter recebido “muito encorajamento e apoio”, diz que tomou “uma decisão difícil” que assume “com toda a responsabilidade”, pois, “ Estamos na reta final de uma negociação séria e complexa para uma retirada ordenada do Reino Unido. É meu dever manter-me envolvido, com toda a minha energia e determinação, para a boa conclusão desta negociação”, afirmou este político da Direita francesa.
Segundo ele o seu compromisso “não é atualmente compatível com o calendário fixado pelo PPE para a escolha do seu cabeça de lista às eleições europeias”, ficando por ora apenas o alemão Manfred Weber, líder do grupo parlamentar do PPE no Parlamento Europeu como candidato à presidência da Comissao havendo ainda o finlandês Alexander Stubb, a também poder anunciar a sua candidatura na próxima semana.
Foto de destaque: European Parliament on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Joffre Justino