Home Sem categoria Também se pinta a Educação Sentimental …? No museu zarpado Szenes-Vieira da Silva

Também se pinta a Educação Sentimental …? No museu zarpado Szenes-Vieira da Silva

por Joffre Justino

São em exposição 60 obras de 30 artistas portugueses, das décadas de 1960 a 1980, e da coleção Pinto da Fonseca, que hoje inauguram no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa uma exposição com um tema a merecer nota  a “Educação Sentimental – A Coleção Pinto da Fonseca..,com trabalhos inéditos e icónicos”, segundo um comunicado do museu, e que irá estar patente até 13 de janeiro de 2019.

Com inauguração marcada para as 18:30, abre-se uma nova temporada de exposições com obras de uma coleção particular de arte contemporânea, construída ao longo das décadas de setenta e oitenta do século XX, por António Pinto da Fonseca.

Álvaro Lapa, Joaquim Rodrigo, Menez, Paula Rego, José de Guimarães, Dacosta, Vespeira, Rui Chafes, Vieira da Silva e Arpad Szenes, entre outros artistas, serão os pintores a estar representados nesta exposição que merece que se diga que “É uma seleção que alia a razão ao coração, e a memória histórica à memória afetiva: Educação sentimental”, acrescenta a apresetação da mostra.

O colecionador António Pinto da Fonseca em Angola, enquanto jurista ficou conhecido por defender causas políticas ligadas ao Movimento Popular Pela Libertação de Angola (MPLA) e desenvolveu  e liderou vários projetos empresariais, como o Autódromo Internacional de Luanda, na altura, considerada obra arquitetônica revolucionária.

Regressado a Portugal no final dos anos 1970, foi colecionador, e apoiou numerosos artistas nomeadamente, Marcelino Vespeira, Malangatana, Costa Pinheiro, Menez, René Bertholo, José de Guimarães, Pedro Cabrita Reis e José Pedro Croft.

Falar pelas obras de sentimentos afetos sexualidades numa intercontinentalidade de expressão portuguesa eis o que a exposição nos traz.

 

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.