Home CPLP A Procuradoria…Merece uma Crise?

A Procuradoria…Merece uma Crise?

por Joffre Justino

O certo é que aos 63 anos de idade, o que a senhora procuradora de Portugal deveria dedicar-se era à transferência de know-how e não a um cargo de conflitualidade permanente, mas a ambição ( um pecado?) poderá levá-lá ao desejo de continuar.

Entretanto o secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, atirou à cara hoje do PSD e do CDS-PP? o estarem a tentar “condicionar” o processo de nomeação do procurador-geral da República (PGR).

“É importante que se acabe com este ruído em torno da Procuradoria-Geral da República, particularmente da forma claramente excessiva e inaceitável do CDS e do PSD, que procuram condicionar as soluções”, ao que parece constatando o óbvio – a Direita quer gerir partidariamente toda a Justiça !

“Estamos a lidar com uma matéria tão sensível”, recordou Jerónimo de Sousa, e entendendo que não deve ser usada “pressão partidária para resolver uma situação que tem a ver com esta importante instituição”.

O líder comunista no decurso de uma visita à Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, inserida na Campanha do PCP “Crianças e Pais com Direitos, Portugal com Futuro”, onde se limitou a adiantar que seria “um erro estar a fulanizar um cargo desta natureza e importância e pior estar a partidarizar um cargo que precisa de autonomia e independência”.

Com veemência recordou Jeronimo de Sousa que “É fundamental essa independência e essa autonomia e, com base nesses pressupostos, será encontrada a solução pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República”.

Jerónimo de Sousa mesmo dizendo que “foram dados passos, particularmente no combate à criminalidade económica e financeira”, defendeu também que “também ficaram por resolver aspetos importantes”, como,

”…O respeito pelos direitos dos magistrados e da Polícia Judiciária e houve certos momentos menos bons, particularmente quando se viola o segredo de justiça”, o que é lamentavelmente pouco e esquece os submarinos o BPP o BPN o BES ou a Tecnoforma ou a vivenda algarvia do ex presidente da república.

Joffre Justino

 

Foto de destaque:  photographer padawan *(xava du)on Visualhunt.com / CC BY-NC-N

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.