Home Arquitetura O Festival de Arte e Ciência Trans-Disciplinar e Trans-Nacional, FACTT

O Festival de Arte e Ciência Trans-Disciplinar e Trans-Nacional, FACTT

por Antonio Sousa

Começa esta segunda feira o Festival de Arte e Ciência Trans-Disciplinar e Trans-Nacional, FACTT, dedicado ao tema da evolução da vida, e a realizar-se no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) em Lisboa.

Organizado numa parceria Arte Institute e a associação Cultivamos Cultura e Ectopia, o festival apresenta-se na segunda-feira, no museu, e prossegue na quinta-feira e no sábado, com uma exposição e conversas noutros dois espaços da cidade sendo a exposição inaugurada na quinta-feira, às 18:00, na Galeria da Livraria Ler Devagar, e as conversas decorrerão no sábado, às 14:30, na Culturgest.

Depois de o tema “Repetição e Diferença” ter sido o foco na primeira edição, em 2017 este ano o tema será “Evolução”.

“O que é a natureza, e o que é a evolução dos seres vivos, é uma questão inevitável para nós. Ao buscar a resposta a esta e outras questões em torno da natureza e suas variações, encontramos o que somos e como nos posicionamos entre todos os organismos e no mundo”, diz a organização, a anunciar a programação.

O Arte Institute pretende “chamar a atenção sobre a importância e cruzamento destas duas áreas, mostrando como estão interligadas de tantas formas”.

“Pretendemos trazer para o panorama nacional uma vertente educacional sobre ciência e arte tornando-a acessível ao público em geral”, refere a organização.

Entre os convidados para as conversas sobre arte e ciência estão Isabel Gordo, Palmira Fontes da Costa, Thiago Carvalho, André Sier e Rachel Mayeri e este ano o festival explora questões ligadas à biologia, a arte, a filosofia, a física, a geologia, o design e outras disciplinas

Fundado a 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização independente e sem fins lucrativos, com sede em Nova Iorque, e que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte e cultura contemporânea portuguesa e de língua portuguesa.

 

António Sousa

 

Foto de destaque:  aljuarez on Visual Hunt / CC BY

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.