Home Cérebro e mente Mudança de hora decidida por quem? Venha daí um Referendo Europeu!

Mudança de hora decidida por quem? Venha daí um Referendo Europeu!

por Nardia M

Na verdade já foi assim, a mesma hora sempre e os que vinham das colónias estudar para cá sofriam a dobrar com essas manhãs noturnas escuras, feias de madrugadoras mais que os outros que, por causa do cortisol todos sofriam.

A Comissão Europeia que não quer referendos sobre os tratados da UE que a regem decide seguir os resultados de uma dita consulta pública europeia uma mera sondagem estupida e massificadora sobre o fim da mudança da hora e avança esta sexta-feira com a proposta. Isto porque 4,6 milhões de participantes, em 500 milhões em somente 80% desses 4,6 milhões menos de 10% dos tais europeus quis manter a hora de verão durante todo o ano e tudo sem qualquer debate.

Ridículo, agora decidimos por sondagens? E sem debate público organizado como tal ? Qual a Democracia disto !?

Segundo o que nos disse à TSF “ O sol vai nascer por volta das 9h da manhã. Esse é o preço que vamos pagar”, Rui Agostinho, diretor de Observatório Astronómico de Lisboa recorda que “Toda a movimentação de massa que existe de deslocação para os empregos e para as escolas é feita ainda com estrelas no céu. Ou seja, às 7h/7h30, o corpo não está naturalmente a querer acordar. As pessoas irão conduzir para o trânsito ainda meio adormecidas, as crianças entram na escola e não dá para fazer começar a fazer aprendizagem porque o corpo ainda quer repouso”.

Este, mais um absurdo feita proposta da Comissão Europeia vai para aprovação pelo Parlamento Europeu e, para decisão nesse conselho onde os chefes de Estado e governo irão votar!

O pedido para acabar com a mudança da hora surgiu da Finlândia país completamente atípico que deu origem em fevereiro, a uma moção para estudar os efeitos da mudança e fazer recomendações levou em julho, a Comissão Europeia a lançar uma “consulta pública” ( sabe-se lá o que tal é legalmente) na Internet para saber se os europeus queriam um horário único.

Absurdo para a larga a imensa maioria de cidadãos que nem sabe onde está a Comissão Europeia na net quanto mais na morada física!

Absurdo porque não vimos debates dos ou entre eurodeputados sobre o tema absurdo porque teima no erro do por exemplo,

império colonial português que impunha o início e o fim do ano letivo nas mesmas datas levando algumas crianças ( eram poucas porque o Fascismo odiava a escolaridade das crianças) a terem férias de verão e as restante a terem férias de cacimbo !

O norte e o sul da Europa têm climas diferentes e a reação do ser humano exigem políticas também de gestão  do horário diferentes, o que levanta a hipótese de ser necessário um Referendo Europeu sobre a mudança horária.

Nardia M.

 

Foto de destaque: Giovanna Dias on Visualhunt / CC BY-N

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.