Home Estado Apoios à agricultura em Monchique no pós incêndio!

Apoios à agricultura em Monchique no pós incêndio!

por Antonio Sousa

“Até este momento estão identificadas cerca de 400 explorações que tiveram prejuízos e estão já quantificados valores para metade dessas explorações que atingem cerca de dois milhões de euros”, informou o ministro Capoulas Santos que lançou um pacote de cinco milhões de euros de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios no Algarve havendo até a possibilidade de se aumentar este montante para ajudas entre 50% e 100% do prejuízo.

Em declarações à TSF, no entanto, e feita que foi à apreciação da crise Capoulas Santos não prevê que esse reforço seja necessário.

Estes apoios, como é habitual, vão ser escalonados: “até aos primeiros 5 mil euros serão atribuídos pagamentos a 100 % dos prejuízos a fundo perdido. Entre 5 mil e os 50 mil euros serão pagos 85% do valor dos prejuízos e até 800 mil euros serão pagos 50% dos prejuízos”, explicou o ministro realçando que “a estes valores são deduzidos os montantes dos seguros caso haja lugar ao seu recebimento”.

Capoulas Santos garante “um período de decisão rápido, de cerca de um mês após o fecho das candidaturas”, que acontecerá ao último dia de setembro esperando que os interessados não continuem a tradição nacional de deixar tudo para a última hora: “não deixem para o último dia”, aconselha, lembrando que “quanto mais cedo as candidaturas forem apresentadas, mais cedo podemos passar ao pagamento”.

Segundo a TSF haverá também até ao final do mês apoio aos produtores florestais da região.

Será que desta feita o estado cumpre os prazos com os cidadãos? A ver vamos.

António Sousa

 

 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.