A revista Time, que é um dos melhores exemplos da utilização do estímulo visual através da colocação de fotografias de rosto de pessoas nas suas respectivas capas. Esse facto não só provoca reações positivas nos leitores, como também desperta a curiosidade inata dos seres humanos em conhecer as histórias que estão por detrás dessas mesmas imagens.
Somos seres por natureza, eminentemente sociais e como tal, tudo o que nos leve a conhecer melhor o nosso ambiente envolvente no sentido de garantir a nossa segurança futura, será sempre um ato de inteligência que importa entender para melhor para uma Comunicação mais Eficaz.
Segundo o historiador Mitchell Sptephens, a forma como as notícias impactam e influencia a vida das pessoas tem que ver com um instinto básico do ser humano que é o “Instinto do conhecimento[i]”.
Outra grande referência no fotojornalismo, a atribuição do Prémio Pulitzer de Fotografia Especial, entregue anualmente na área do jornalismo, reconhece o papel fundamental da imagem, sendo por isso um exemplo notável de fotografia especial em preto e branco ou a cores, que pode consistir numa fotografia ou fotografias, uma sequência ou um álbum e que não deixa ninguém indiferente, sendo por isso um importante instrumento de consciencialização social.
O prémio de Fotografia Especial iniciou-se em 1968 quando o Prémio Pulitzer de Fotografia foi substituído pelo prémio Especial e o “Prémio Pulitzer de Fotografia de Última Hora” renomeado para “Prémio Pulitzer para reportagem fotográfica”, em 2000.
Não há dúvidas que as imagens são estímulos que fazem toda a diferença quando de pretende comunicar de forma eficaz!
O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.
– Charles Chaplin
Foto de destaque: Mr.TinDC on VisualHunt.com / CC BY-ND
Newseum Leica M2 Vietnam
2 comentários
excelente artigo! parabens!
Obrigado pelo feedback Sandra 😉