Home Internacional Tsipras assume responsabilidades nos incêndios florestais gregos

Tsipras assume responsabilidades nos incêndios florestais gregos

por Nardia M

Tsipras chefe do Governo grego, que falava ao seu conselho de ministros transmitido em direto pelos ‘media’, disse aos ministros que vai “assumir integralmente perante o povo grego a responsabilidade política desta tragédia”.

Os incêndios de segunda-feira na Grécia que já fizeram dramaticamente 86 mortos, segundo o mais recente balanço, divulgado hoje pelo chefe do serviço forense de Atenas, Nikos Karakukis e com as autoridades a dizer que continuam hospitalizadas 53 pessoas, entre as quais quatro crianças, e 11 dos feridos estão em estado crítico.

Das pessoas consideradas desaparecidas, felizmente 40 já foram encontradas vivas, de acordo com o ministro da Proteção ao Cidadão, Nikos Toskas não havendo entretanto uma lista oficial de pessoas desaparecidas, porque entre as pessoas procuradas estavam as mortas e as autoridades não querem especular até que todos os corpos sejam identificados.

Entretanto o Ministério das Infraestruturas, informa que 51% dos 3.546 edifícios já inspecionados estão inabitáveis.

Mas o dramático é a notícia que o Governo grego com a divulgação na quinta-feira de uma série de imagens de satélite que apontam que os incêndios foram premeditados.

O ministro da Proteção ao Cidadão disse ainda que há “evidências” e testemunhos que sustentam esta hipótese.

Ficaram visíveis em menos de meia hora treze focos diferentes, todos alinhados paralelamente a uma estrada, como mostram as fotos e os vídeos dos satélites.

O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo já alguns países respondido com meios de apoio.

Portugal disponibilizou 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia que aparentemente este país não concretizou

Nardia M.

 

Foto de destaque:  European Council on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.