Home Brasil Lula tem 41% na pesquisa da CUT e 29% da Veja

Lula tem 41% na pesquisa da CUT e 29% da Veja

por Silvio Reis

Em julho, duas pesquisas de intenção de votos para presidente posicionaram Lula da Silva na liderança da eleição de outubro.

Encomenda pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa estimulada da Vox Populi  apontaLula com 41%. Na pesquisa espontânea, o petista tem 39%. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro aparececom 12%. Neste cenário, se a eleição fosse hoje, Lula seria eleito no primeiro turno, com quase 60% de votos da região Nordeste.

Realizada pela consultoria Idea Big Data e divulgada na revista Veja, Lula aparece com 29% na pesquisa estimulada. seguido de Bolsonaro, 17%. Na pesquisa espontânea, Lula fica com 19% e Bolsonaro com 14%. No segundo turno, Lula venceria com 37%, contra 30% de Bolsonaro. Nesse levantamento houve 43% dos eleitores indecisos.

Mesmo liderando nessas e outras pesquisasanteriores, Luís Inácio da Silva poderá se tornar ilegível para disputar a eleição 2018, por conta da Lei da Ficha Limpa, consequência da condenação em segunda instância. O PT tem até 15 de agosto para viabilizar a candidatura de Lula no TSE.

Um documento com mais de 800 signatários defende que “todo o julgamento do presidente Lula foi um erro jurídico sem limites. Inadmissível é mantê-lo preso num flagrante desrespeito às regras mais elementares da Justiça”.

Uma manifestação contra a prisão politica do ex-presidente acontece no Rio de Janeiro, no sábado, 28. O Festival Lula Livre, com participação de mais de 40 artistas, incluindo Chico Buarque, Gilberto Gil e Beth Carvalho, poderá ter 10 horas de shows e atividades artísticas.

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.