Não nos podemos esquecer que muitas das crianças portuguesas entram no 1º ciclo com 5/6 anos, o que não lhes confere o grau de abstração e raciocínio para poderem assimilar e executar a matéria do programa do 1º ciclo.
Esta prova foi efetuada por crianças de 7/8 anos e muitos dos exercícios apresentados eram de nível de dificuldade superior, alguns deles apresentando rasteiras, o que é inadmissível para crianças tão pequenas.
O exercício nº1, apresentava uma imagem desnecessária, que provocava distração . Neste exercício, os alunos perderam tempo a observá-la e um eles perguntou-me para que estava ali aquele desenho.
No exercício nº 2 a maior parte das crianças foram induzidas em erro devido à maneira como a questão foi colocada, achando o quadruplo em vez de achar a quarta parte.
O exercício nº8 era para achar o perímetro de um retângulo dividido em três retângulos, pedindo o resultado em cm e para mostrarem como tinham chegado ao resultado.
Alguns alunos estiveram imenso tempo a olhá-lo até o iniciarem e revelaram dificuldade na sua resolução. Em suma, é preciso refletir sobre os objetivos das provas!
Matemática. A prova de aferição é demasiado difícil para o 2º ano?
Francelina Marques
Foto de destaque: No.Robot on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND