Home Globalização Aprova de aferição de matemática do 2º ano, teve um grau de dificuldade superior.

Aprova de aferição de matemática do 2º ano, teve um grau de dificuldade superior.

por Francelina Marques

Não nos podemos esquecer que muitas das crianças portuguesas entram no 1º ciclo com 5/6 anos, o que não lhes confere o grau de abstração e raciocínio para poderem assimilar e executar a matéria do programa do 1º ciclo.

Esta prova foi efetuada por crianças de 7/8 anos e muitos dos exercícios apresentados eram de nível de dificuldade superior, alguns deles apresentando rasteiras, o que é inadmissível para crianças tão pequenas.

O exercício nº1, apresentava uma imagem desnecessária, que provocava distração . Neste exercício, os alunos perderam tempo a observá-la e um eles perguntou-me para que estava ali aquele desenho.

No exercício nº 2 a maior parte das crianças foram induzidas em erro devido à maneira como a questão foi colocada, achando o quadruplo em vez de achar a quarta parte.

O exercício  nº8 era para achar o perímetro de um retângulo dividido em três retângulos, pedindo o resultado  em cm e  para mostrarem como tinham chegado ao resultado.

Alguns alunos estiveram imenso tempo a olhá-lo até o iniciarem e revelaram dificuldade na sua resolução. Em suma, é preciso refletir sobre os objetivos das provas!

Matemática. A prova de aferição é demasiado difícil para o 2º ano?

 

Francelina Marques

 

Foto de destaque: No.Robot on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.