Home Gastronomia Viva o Festival do Atum !

Viva o Festival do Atum !

por Antonio Sousa

Vive hoje a ilha de Porto Santo um concurso gastronómico para que se escolha o melhor prato de atum uma ideia bem local e com impacto bem global via o Turismo tão feito também de gastronomia .

É enfim o Festival Rota do Atum e sob a curadoria do chef Cordeiro a recordar que em Porto Santo uma única unidade hoteleira na ilha de Porto Santo, na Madeira, chegar a consumir sete toneladas de atum/ ano, marcando este peixe a diferença na gastronomia turística e daí este delicioso concurso gastronómico, que tem como curador gastronómico o Chefe Cordeiro.

Uns serão pratos gourmet outros pratos populares, mas em todos o atum domina com direito a Prémio vencedor num jantar de gala esta noite para encerrar o Festival Rota do Atum.

Serao os chefes de cinco restaurantes porto-santenses como a brasileira Vau no Restaurante O Jorge, em Porto Santo, vivendo na gastronomia os ingredientes da ilha, da região como a batata-doce, a pirrilha (uma erva saborosa que nasce na ilha dourada), o mel de tabaibo e a castanha portuguesa ou Manuel Santos, Chefe no Hotel Vila Baleira, que organiza o festival do Atum.

Enquanto não há qualificação para um Turismo História o que distinguiria realmente o Turismo luso venham ao menos estes gastronómicos festivais e não o Turismo sol e praia !

António Sousa

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.