Home Internacional O Médio Oriente a ferro e fogo?

O Médio Oriente a ferro e fogo?

por Nardia M

Terão sido 23 as pessoas que foram mortas perante um ataque das forças armadas de Israel a infraestruturas iranianas na Síria, segundo um jornal israelita Haaretz em resposta a disparos de projéteis iranianos, a partir da Síria, contra os Montes Golã, território sírio ocupado por Israel desde 1967.

As forças israelitas denunciam os Guardas Revolucionários iranianos, presentes na Síria, em apoio ao regime de Bashar al-Assad, pelo ataque nos Montes Golã.

A maior parte dos mísseis iranianas foram intercetados não havendo vítimas a registar.

Curiosamente logo após Trump anunciar que os Estados Unidos abandonavam o acordo nuclear com o Irão, aconteceram as explosões em Damasco, num ataque de Israel a alvos iranianos havendo combatentes iranianos mortos.

O governo israelita acusa o Irão de querer destruir o estado hebreu e anunciou várias vezes que não irá tolerar ataques contra o seu território a partir da vizinha Síria.

Paris e Moscovo apelam à calma pois o conflito tende a agravar-se rapidamente, sobretudo depois de os Estados Unidos terem abandonado o acordo nuclear com o Irão, posição que a Rússia, a China, a Alemanha, a França e o Reino Unido, rejeitam e sendo que o Irão também, já mostrou disponibilidade para o continuar, garantindo que nunca o violou, mas a verdade é que sem os Estados Unidos será muito difícil que este continue a vigorar.

Nardia M.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.