Numa demonstração inédita de habilidade e espírito competitivo, a seleção nacional de ‘Pitch & Putt’ (PP) de Portugal alcançou um marco histórico ao vencer, pela primeira vez como visitante, a sua congénere de Espanha.

O emocionante ‘Match’ Ibérico, em sua 12.ª edição, desenrolou-se este fim de semana no desafiante campo do Golf Quinto Coto, em Badajoz, terminando com a vitória portuguesa por 7,5-4,5.

A equipa portuguesa, composta por Hugo Espírito Santo, Arnaldo Paredes (também capitão), António Tendeiro, Tomás Ribeiro, Pedro Ferreira e Diogo Lopes, exibiu uma performance notável. A Espanha, por sua vez, entrou em campo com Prakash Aisa, Rafael Santonja, Juan Soler, Bernabé González, Jesús Casajús e Marco Reina, sob a liderança do capitão Juanma Matilla.

Este embate contou com a participação dos campeões nacionais de singulares de ambos os países, bem como os campeões de pares e os primeiros classificados dos rankings nacionais, elevando o nível da competição.

Portugal começou com o pé direito, liderando após as duas sessões de pares de Sábado por 4-2. A determinação e confiança da equipa transpareceram no desempenho de Domingo, onde também venceram a sessão de singulares por 3,5-2,5, assegurando a vitória histórica.

Este feito é particularmente notável, considerando que, nas 11 edições anteriores do ‘Match’ Ibérico, Portugal só havia saído vitorioso em duas ocasiões (2014 e 2016), e sempre como anfitrião.

O capitão da seleção, Arnaldo Paredes, expressou o orgulho e a união da equipa, enfatizando o forte espírito de grupo e a vontade de conquistar este triunfo inédito em solo espanhol. No auge da vitória, Paredes não esqueceu de agradecer à Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e a António Vasconcelos, figura central no ‘Pitch & Putt’ português, pelo apoio e confiança depositada na sua liderança e na equipe.

Este triunfo representa mais do que uma simples vitória num torneio; simboliza o espírito de superação, a coesão de uma equipa e a afirmação do talento português no panorama internacional do ‘Pitch & Putt’.

Morgado Jr.